IC #06 – Com o que Sonham os Robôs?

O que aconteceria com o mundo se um dia as máquinas despertassem e se descobrissem conscientes? Seria este o nosso fim ou a nossa última esperança? Seriam elas inimigas ou aliadas? Como isso mudaria nossa vida? Teriam elas direitos, pagariam impostos, poderiam casar, adotar crianças, comandar empresas e mesmo países? Neste episódio esta e várias outras questões são debatidas, além de falarmos dos enormes desafios envolvendo o desenvolvimento de uma Consciência Artificial, quais progressos já foram feitos e se será possível de fato chegar lá um dia.

Apresentou este episódio Nicolli Gautério; e participaram Igor Alcantara e Patrícia Balthazar. A edição foi feita por Márcio Moraes e a vitrine do episódio por Diego Madeira. As vinhetas de todos os episódios foram compostas por Rafael Chino.

A transcrição deste episódio está disponível neste link. Caso queira colaborar conosco com a transcrição dos episódios, escrevendo textos, pautas ou de outras formas, entre em contato conosco.

As imagens usadas na Vitrine do episódio, com exceção da marca Intervalo de Confiança, foram extraídas do site pexels.com.

Não esqueça de ler nossos textos, disponíveis no Blog presente neste site.

Escute Agora

Também disponível nessas plataformas:

RSS/Feed Spotify Pocket Cast Google Podcast Castbox Itunes Podcast

Comentando no Episódio

Recados

Fundamentos de Ciência de Dados em Python

Se você quer aprender mais sobre Ciência e Dados, incluindo estatística e Machine Learning, acesse o site do Igor Alcantara e conheça alguns dos seus cursos. Dentre esses, há o curso Fundamentos de Ciência de Dados em Python pela plataforma Udemy.

A Patrícia Balthazar e seus coelhos podem ser encontrados no Instagram @sakuraeeddy.

A Nicolli pode ser encontrada no Polimorfia e no podcast É Pau, É Pedra, o maior podcast colaborativo do Brasil. Para contratar os serviços da Nicolli em edição de podcasts, envie um e-mail para nicollibg@gmail.com.

NLP do Episódio

A seguir você encontra uma análise de NLP (Natural Language Processing – Processamento de Linguagem Natural) do episódio. As imagens e dados foram gerados usando a linguagem R.

Foram excluídos os blocos de apresentação, encerramento, Desvio Padrão e Espaço Amostral para que apenas o conteúdo principal do episódio estivesse em evidência. Também foram excluídos comentários extras feitos pelos participantes.

Para efeito deste episódio, é considerada uma palavra uma sequência de três ou mais letras. Foram excluídas as preposições, advérbios e artigos mais comuns como “com”, “mais”, “mas”, “por”, etc.

Análise Geral

Foram faladas no episódio 3989 palavras. A seguir alguns gráficos e tabelas demonstrando as citações mais usadas no geral.

PalavraOcorrências
Gente345
Consciência127
Vai127
Então79
Artificial76
Coisa69
Ser63
Porque55
Pode53
Coisas51
Gráfico de Palavras mais Frequentes

O episódio tem no total 110 minutos. Destes, os quadros de abertura, recados e encerramento somam 11 minutos. O quadro Desvio padrão tem 1 minuto e o quadro Espaço Amostral tem 11 minutos. A pauta principal do episódio é abordada em 87 minutos. Considerando o total de palavras falados, há uma média de 46 palavras por minuto. Esses valores estão arredondados para facilitar a compreensão.

Núvem de palavras mais faladas no episódio.
Apresentadora: Nicolli Gautério

O programa foi apresentado por Nicolli Gautério, que falou um total de 1254 palavras. Abaixo a nuvem das palavras mais faladas por ela.

Nuvem de Palavras faladas por Nicolli.
Participante: Igor Alcantara

Participou do programa Igor Alcantara, que falou um total de 1591 palavras. Ele foi o participante com maior número de palavras. Abaixo a nuvem de palavras mais faladas por ele.

Nuvem de Palavras faladas por Igor.
Nuvem de Palavras faladas por Patrícia.
Participante: Patrícia Balthazar

Participou do programa Patrícia Balthazar, que falou um total de 1144 palavras. Ela foi o participante com menor número de palavras. Abaixo a nuvem de palavras mais faladas por ela.

Author: Igor Alcantara

Cientista de Dados, professor e podcaster. Com mais de uma década de experiência trabalhando com dados, atualmente reside em Boston - MA com sua família e uma gata.