IC # 34 – Somos economicamente irracionais?

Se as pessoas fossem criaturas 100% racionais, a vida seria maravilhosa e simples. Só precisaríamos dar a elas as informações necessárias para que tomassem boas decisões, e elas imediatamente tomariam as decisões certas. A vida não é tão simples, e a maioria dos problemas que temos hoje em dia não se deve à falta de informação.

Melhorar o Comportamento fornecendo mais informação fazem pouco (ou nada) para melhorar as coisas. O que a psicologia pode nos diz em relação a como nos comportamos ecnomicamente e como nossa irracionalidade é usada para nos manipular? Escute esse episódio e participe desse debate.

Este episódio foi apresentado por Kézia Nogueira e contou com as participações de Igor Alcantara e Karla Braga. A edição foi feita por Leo Oliveira e a vitrine do episódio por Diego Madeira. A Pauta foi escrita por Ale Galdino. As vinhetas de todos os episódios foram compostas por Rafael Chino e Leo Oliveira.

A transcrição deste episódio está disponível neste link. Caso queira colaborar conosco com a transcrição dos episódios, escrevendo textos, pautas ou de outras formas, entre em contato conosco.

As imagens usadas na Vitrine do episódio, com exceção da marca Intervalo de Confiança, foram extraídas deste link.

Não esqueça de ler nossos textos, disponíveis no Blog presente neste site.

Escute Agora

Também disponível nessas plataformas:

RSS/Feed Spotify Pocket Cast Google Podcast Castbox Itunes Podcast

Ajude o Intervalo de Confiança

Este episódio é dedicado ao ouvinte Mark Costa. O Mark é um dos participantes do nosso programa de Financiamento Coletivo.

Quer ouvir as gravações ao vivo, ter um episódio dedicado a você, além de outras recompensas? Ajude o nosso podcast a se manter. Saiba mais através deste link.

Pesquisa

Clique Aqui e responda à nossa pesquisa de opinião.

Citado no Episódio

Author: Igor Alcantara

Cientista de Dados, professor e podcaster. Com mais de uma década de experiência trabalhando com dados, atualmente reside em Boston - MA com sua família e uma gata.