IC # 20 – Como morrem as estrelas?

Olhar para o alto, mais especificamente para além do nosso pequeno planetinha pálido azul, nos permite contemplar diversas questões sobre a vida, o Universo e tudo mais. Problemas aparentemente insolúveis parecem pequenos perante a vastidão e a infinitude daquilo que está além de nosso nível de compreensão. No entanto, nada é infinito no tecido espaço-tempo. Nem mesmo as estrelas, em seu ciclo de bilhões de anos, duram para sempre. De um aglomerado de poeira, passando pela principal fonte de calor de um sistema até ela explodir em um champanhe de super nova, essas enormes usinas de elementos um dia também morrem.

Compreender os mistérios além de nossa orbe nos ajuda a enfrentar nossos próprios desafios, pois quem contempla o seu acaba vendo um espelho. Algumas vezes este entendimento inclui o esforço de diversas áreas do conhecimento. Deste modo, alguns desafios da astrofísica só podem ser vencidos com o auxílio da inteligência artificial e a computação.

Para falar deste assunto e na relação disso com a ciência de dados, o apresentador Igor Alcantara recebe Kézia Nogueira e Jey Carillo.

A transcrição deste episódio está disponível neste link. Caso queira colaborar conosco com a transcrição dos episódios, escrevendo textos, pautas ou de outras formas, entre em contato conosco.

A edição foi feita por Leo Oliveira e a vitrine do episódio por Diego Madeira. As vinhetas de todos os episódios foram compostas por Rafael Chino e Leo Oliveira.

As imagens usadas na Vitrine do episódio, com exceção da marca Intervalo de Confiança, foram extraídas do site pexels.com.

Não esqueça de ler nossos textos, disponíveis no Blog presente neste site.

Escute Agora

Também disponível nessas plataformas:

RSS/Feed Spotify Pocket Cast Google Podcast Castbox Itunes Podcast

Pesquisa

Clique Aqui e responda à nossa pesquisa de opinião.

Citado no Episódio