IC # 29 – Vinhos mais caros são melhores?

O mundo dos vinhos é cheio de palavras e conceitos complicados e parece ser um território para pessoas inteligentes, um espaço para aqueles que conseguem identificar as minúcias, os detalhes. Um mundo para pessoas com paladar diferente dos comuns. Além de todo um ritual para se apreciar um vinho, o preço varia de algumas dezenas de reais até milhares de reais. O que faz um vinho ter um valor tão diferente do outro?

Será mesmos que os vinhos mais apreciados, os que tem o melhor terroir, os que no conjunto expressam o que se espera daquela uva, daquela região são também os vinhos mais caros? Será que a forma como bebemos o vinho, sua apresentação, sua garrafa, os conhecimentos prévios sobre as avaliações influenciam no nosso paladar? Um vinho que custe o dobro de outro é igualmente duas vezes melhor? Hoje é dia de falar sobre o prazeiroso hábito de beber o néctar de Dionísio sob a ótica dos dados e da ciência.

Este programa foi apresentado pela “amiga da vez” Kézia Nogueira, com a presença das apreciadoras de uvas fermentadas Mariana Lima e Karla Braga. A pauta foi escrita por Felipe Lameu. A edição foi feita por Leo Oliveira. A vitrine do episódio foi criada por Diego Madeira. As vinhetas de todos os episódios foram compostas por Rafael Chino e Leo Oliveira.

A transcrição deste episódio está disponível neste link. Caso queira colaborar conosco com a transcrição dos episódios, escrevendo textos, pautas ou de outras formas, entre em contato conosco.

As imagens usadas na Vitrine do episódio, com exceção da marca Intervalo de Confiança, foram extraídas deste link.

Não esqueça de ler nossos textos, disponíveis no Blog presente neste site.

Escute Agora

Também disponível nessas plataformas:

RSS/Feed Spotify Pocket Cast Google Podcast Castbox Itunes Podcast

Pesquisa

Clique Aqui e responda à nossa pesquisa de opinião.

Citado no Episódio