Variância – XIX – Paradoxo de Moravec e o Futuro da Inteligência Artificial

Este é o Variância, um Spin-off do podcast Intervalo de Confiança, com periodicidade mensal. Este programa é mais curto e tem por objetivo trazer notícias ou curiosidades sobre algum assunto relacionado à ciência e jornalismo de dados ou sobre algum dado específico. Por ser mais curto, tanto a edição e conteúdo são mais simples e mais diretos.

Neste episódio, Igor Alcantara fala sobre um dos fundamentos mais importantes sobre o desenvolvimento de Inteligência Artificial. Escute o programa e entenda porque coisas aparentemente simples, que qualquer criança de três anos de idade consegue fazer, são impossíveis para as mais avançadas IAs.

Apresentou este episódio Igor Alcantara. A edição foi feita por Leo Oliveira. A vitrine do episódio foi criada por Diego Madeira.

As imagens usadas na Vitrine do episódio, com exceção da marca Intervalo de Confiança, foram extraídas do site Pexels.

Não esqueça de ler nossos textos, disponíveis no Blog presente neste site.

Escute Agora

Também disponível nessas plataformas:

RSS/Feed Spotify Pocket Cast Google Podcast Castbox Itunes Podcast

Comentado no Episódio

1 thought on “Variância – XIX – Paradoxo de Moravec e o Futuro da Inteligência Artificial

  1. Willian R says:

    Eu nunca havia ouvido o termo, foi uma ótima explanação.

    Realmente é um sonho comparar os processos cerebrais humanos como uma máquina. Os próprios algoritmos de Redes Neurais não são um mimetismo da mente humana.
    Cada ser ainda constrói seus próprios caminhos e visões de mundo, enquanto máquinas são criadas para operarem em série padronizada.
    Portanto, é sobre a forma de pensar, e não da capacidade. Do mesmo modo que o HD suporta gigas de dados com ótima precisão, o cérebro humano dificilmente decora os aniversários da família e o número de celular.
    O “armazenamento” envolve uma complexa rede de emoções e memórias construídas, e não gravadas em disco.

Comments are closed.