Variância – XXI – Vacinas: eficácia, sensibilidade e outros conceitos

Este é o Variância, um Spin-off do podcast Intervalo de Confiança, com periodicidade mensal. Este programa é mais curto e tem por objetivo trazer notícias ou curiosidades sobre algum assunto relacionado à ciência e jornalismo de dados ou sobre algum dado específico. Por ser mais curto, tanto a edição e conteúdo são mais simples e mais diretos.

Neste episódio, Igor Alcantara aborda um assunto muito debatido no momento. Muito tem se falado sobre vacinas e sua eficácia. O Instituto Butantan, por exemplo, divulgou que a eficácia da CoronaVac é de 50.38%. Já outras como a da Pfizer dizem ter uma eficácia de 95%.

O que isso quer dizer? Será que 95% de eficácia quer dizer que apenas 5% das pessoas não estarão protegidos? Calma que não é bem assim. Como é que se sabe disso e qual a relevância desse valor e de outras métricas similares? E qual a eficácia das vacinas que já tomamos para outras doenças? Esses são alguns dos assuntos que a gente vai falar hoje nesse episódio do Variância. Escute e fique melhor informado!

Apresentou este episódio Igor Alcantara. A edição foi feita por Leo Oliveira. A vitrine do episódio foi criada por Diego Madeira.

As imagens usadas na Vitrine do episódio, com exceção da marca Intervalo de Confiança, foram extraídas do site Pexels.

Não esqueça de ler nossos textos, disponíveis no Blog presente neste site.

Escute Agora

Também disponível nessas plataformas:

RSS/Feed Spotify Pocket Cast Google Podcast Castbox Itunes Podcast

Ajude o Intervalo de Confiança

Quer ouvir as gravações ao vivo, ter um episódio dedicado a você, além de outras recompensas? Ajude o nosso podcast a se manter. Saiba mais através deste link.

Comentado no Episódio