IC # 39 – Por que gostamos de beber?

O álcool, como quase tudo hoje em dia, tem uma característica bem polarizada: ou você ama ou você odeia. A gente bebe bastante, no dia seguinte dá aquela ressaca, você promete que nunca mais vai beber assim, mas na próxima festa, repete o ritual. A gente sabe que o consumo excessivo de álcool tem consequências prejudiciais para a saúde, mas desde o início dos tempos os humanos têm persistido em seu consumo, especialmente em contextos sociais. Na verdade, na maioria das culturas, os banquetes seriam impensáveis se não fossem acompanhados por alguma forma de álcool.

Apresentado por Kézia Nogueira e com a participação de Ale Galdino e Igor Alcantara, esse é o assunto do episódio de hoje. De onde surgiu a bebida alcóolica, o quanto consumimos por ano, quais as mais populares, que países mais bebem, quais as consequências do seu uso abusivo, qual seu impacto na economia, qual a química por trás disso e, principalmente, porque em geral gostamos de nos alcoolizar?

A edição foi feita por Leo Oliveira e a vitrine do episódio por Diego Madeira. A Pauta foi escrita por Ale Galdino. As vinhetas de todos os episódios foram compostas por Rafael Chino e Leo Oliveira.

As imagens usadas na Vitrine do episódio, com exceção da marca Intervalo de Confiança, foram extraídas deste link.

Não esqueça de ler nossos textos, disponíveis no Blog presente neste site.

Escute Agora

Também disponível nessas plataformas:

RSS/Feed Spotify Pocket Cast Google Podcast Castbox Itunes Podcast

Ajude o Intervalo de Confiança

Este episódio é dedicado ao ouvinte Gustavo Teixeira de Carvalho. O Gustavo é um dos participantes do nosso programa de Financiamento Coletivo.

Quer ouvir as gravações ao vivo, ter um episódio dedicado a você, além de outras recompensas? Ajude o nosso podcast a se manter. Saiba mais através deste link.

Pesquisa

Clique Aqui e responda à nossa pesquisa de opinião.

Citado no Episódio

Bandas Mencionadas no Episódio

Author: Igor Alcantara

Cientista de Dados, professor e podcaster. Com mais de uma década de experiência trabalhando com dados, atualmente reside em Boston - MA com sua família e uma gata.