Bóson da Jey: A Torre da Babilônia. História da sua Vida e outros contos

História da sua vida e outros contos é uma experiência experimental. O escritor americano Ted Chiang brinca com diversos subgêneros do hard sci-fi com maestria dando vários toques de fantasia. E é sobre um dos contos considerados mais fantásticos que quero comentar. Por mais que a estrela do livro seja o conto “História de sua vida”, foi “A Torre da Babilônia” que me fez pensar num problema físico clássico que gosto muito.

Este conto parte da ideia de que uma espécie de torre de babel existe e acompanha o trajeto de um minerador ao topo da torre que toca a abóbada do céu. A descrição no começo pode ser um pouco absurda, mas conforme a história vai se encaixando a paisagem, a narrativa fica impecável quando encaminhada ao ponto central (e um plot twist) da história.

Por mais que esse seja considerado o conto fantástico do livro, para mim não tem nada de fantástico, e sim é igualzinho a um problema de mecânica geral que resolvi na faculdade. Imagine se construíssemos um túnel atravessando o centro da Terra chegando ao ponto oposto, quanto tempo demoraríamos para chegar do outro lado? Isso mesmo, 42! minutos

Esse exercício foi proposto em 1966 e é um problema clássico de movimento harmônico simples. Para os físicos, sabemos que nossa graduação inteira é feita sob a regra destes problemas.

Mas para atravessar todo o nosso planeta, devemos levar em consideração uma Terra perfeita, com sua densidade uniforme, por exemplo. Com isso, nosso campo gravitacional seria linear em relação a posição radial, uma vez que o formato do túnel é um círculo, então esse sentido é do centro para fora.

Isso faria com que você viajasse metade do caminho até o centro por 21 minutos, adquirindo velocidade suficiente para atravessar a outra metade no mesmo tempo, trocando energia gravitacional em cinética. Assim, teríamos um total de 42 minutos para atravessar a Terra por completo. Sem esquecer que tudo precisa estar no vácuo para funcionar (hehe).

Obviamente existem outras maneiras de resolver este problema, mas ele tem tudo a ver com o conto e com um outro livro aí, que nos dá a resposta para a vida, o universo e tudo mais.