O que eu achei que seria apenas mais um seriado de “navinha” (como eu ironicamente gosto de chamar todos os seriados e filmes que usam navinhas), The Expanse foi meu melhor achado do ano. Não pense você que não gosto de seriados assim, Firefly sempre será um dos melhores para mim!
“Duzentos anos no futuro, com todo o Sistema Solar colonizado, o detetive de polícia Josephus Miller, nascido em Ceres, no cinturão de asteroides, tem a tarefa de procurar uma jovem mulher desaparecida, Julie Mao. Enquanto isso, James Holden, o Oficial Executivo do transportador de gelo Canterbury é envolvido em um trágico acidente que ameaça a precária paz entre Terra, Marte e Cinturão. Na Terra, Chrisjen Avasarala, Executiva das Nações Unidas, trabalha para prevenir a guerra entre Terra e Marte usando qualquer meio necessário. Logo, os três descobrem que a mulher desaparecida e o carregador de gelo são parte de uma vasta conspiração que ameaça toda a humanidade.”
Divertido, não? A primeira temporada não me fisgou logo. Achei muito bem produzida, história bem interessante e alguns personagens meio caricatos (Miller só entrega seu valor mais para frente) mas… uma história simples de um grande mistério que envolvia corrupção, uma filha rebelde e… vácuo. É aí que fui enganada completamente.
The Expanse para mim pode ser separada em duas sagas: a primeira, ainda estamos descobrindo esse mundo enigmático da protomolécula onde todos os elementos da hard sci-fi prevalece. A segunda, vemos uma dimensão maior e muito mais profunda de uma história bem produzida, com narrativas individuais incrivelmente bem trabalhadas e questionamentos sobre o que a humanidade é capaz com poder de manipular asteroides. Até personagens que eu normalmente detestaria e que me impediria de continuar assistindo me arrancaram suspiros e risadas. Amos e Drummer (não preciso nem citar a Naomi!) são meus preferidos, sendo que odiava os dois no começo.
Se você ainda não viu, fica então uma forte recomendação! Ela é uma série original da Amazon e suas 5 temporadas estão disponível na Prime Video.