IC # 114 – Apresentação dos Indicados ao Intervalo de Confiança Science Awards – 2021

O fim do ano está chegando e, com ele chegou o momento de escolhermos os melhores (e piores) do ano na área da ciência. Por isso, começamos esse ano a primeira edição do nosso prêmio anual, o Intervalo de Confiança Science Awards! Começamos hoje a fase de votação. Clique no link abaixo para contribuir com suas escolhas e compartilhe esse link com o máximo de pessoas puder.

https://forms.gle/Kqg246rsLcMETdgc7
Limite para votação: 09/12/2021

A Live de divulgação dos vencedores acontecerá no dia 10/12/2021 às 21:00 (horário de Brasília). Link para acesso logo abaixo, clique no ícone do sino para receber uma notificação quando o evento for começar:

https://youtu.be/njAgsAkuNh8

Escute Agora

Também disponível nessas plataformas:

RSS/Feed Spotify Pocket Cast Google Podcast Castbox Itunes Podcast

Ajude o Intervalo de Confiança

Quer ouvir as gravações ao vivo, ter um episódio dedicado a você, além de outras recompensas? Ajude o nosso podcast a se manter. Saiba mais através deste link.

Citado no Episódio

Apoiadores

  • Mestre Carmen Becker
  • Mestre Euzébio Nobre
  • Mestre Gustavo Suto
  • Mestre Maurício de Oliveira
  • Adriano de Almeida
  • Caroline Alves
  • Gustavo Carvalho
  • Michel Costa
  • Renato Aguiar
  • Stênio Andrade
  • William Rochadel

Artigo Científico mais importante do ano (abstracts)

A “nova era” da participação política?

Link: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/19331681.2021.1962779?journalCode=witp20&

Os Serviços de Mensagens Instantâneas Móveis (MIMS) foram usados pela primeira vez para campanha política nas eleições brasileiras de 2018; eles também foram usados para envolver as pessoas em consultas públicas. Este artigo tem como objetivo analisar as especificidades da chamada à ação utilizada no WhatsApp para consultas no Portal e-Cidadania do Senado brasileiro durante a campanha eleitoral de 2018. Além disso, nossa pesquisa visa compreender até que ponto os apelos à ação foram utilizados na campanha durante um momento de forte polarização política no país. A metodologia consiste numa análise de conteúdo que visa compreender o conteúdo da mensagem das consultas, como esse conteúdo foi partilhado e as semelhanças entre este apelo à ação e as estratégias de campanha eleitoral. Os resultados mostram que este apelo causou uma distorção participativa naquele Portal em particular, os temas abordados faziam parte da plataforma de campanha do candidato eleito e a estratégia foi mantida após as eleições.

Memória imunológica para SARS-CoV-2 avaliada por até 8 meses após a infecção

Link: https://www.science.org/doi/10.1126/science.abf4063

A memória imunológica é a base para a imunidade protetora durável após infecções ou vacinações. A duração da memória imunológica após infecção por síndrome respiratória aguda grave por coronavírus 2 (SARS-CoV-2) e COVID-19 não é clara. A memória imunológica pode consistir em células B de memória, anticorpos, células T CD4 + de memória e / ou células T CD8 + de memória. O conhecimento da cinética e das inter-relações entre esses quatro tipos de memória em humanos é limitado. Compreender a memória imunológica para SARS-CoV-2 tem implicações para compreender a imunidade protetora contra COVID-19 e avaliar o provável curso futuro da pandemia de COVID-19.

Evolução da imunidade de anticorpos ao SARS-CoV-2

Link: https://www.nature.com/articles/s41586-021-03207-w

A síndrome respiratória aguda grave do coronavírus 2 (SARS-CoV-2) infectou 78 milhões de indivíduos e é responsável por mais de 1,7 milhões de mortes até o momento. A infecção está associada ao desenvolvimento de níveis variáveis ​​de anticorpos com atividade neutralizante, que podem proteger contra a infecção. Os níveis de anticorpos diminuem com o tempo. Aqui, relatamos a resposta da memória humoral em uma coorte de 87 indivíduos avaliados 1,3 e 6,2 meses após a infecção com SARS-CoV-2. Descobrimos que os títulos de anticorpos IgM e IgG contra o domínio de ligação ao receptor (RBD) da proteína de pico de SARS-CoV-2 diminuem significativamente ao longo deste período de tempo, com IgA sendo menos afetado.

Meio século de declínio global de tubarões e raias oceânicas

Link: https://www.nature.com/articles/s41586-020-03173-9

A sobrepesca é a principal causa da defaunação marinha, mas os declínios e o aumento dos riscos de extinção de espécies individuais são difíceis de medir, particularmente para os maiores predadores encontrados em alto mar. Aqui nós calculamos dois indicadores bem estabelecidos para rastrear o progresso em direção às Metas de Biodiversidade de Aichi e Metas de Desenvolvimento Sustentável: o Índice Planeta Vivo (uma medida de mudanças na abundância agregada a partir de 57 conjuntos de dados de séries temporais de abundância para 18 espécies de tubarões e arraias oceânicas) e o Índice da Lista Vermelha (uma medida de mudança no risco de extinção calculada para todas as 31 espécies oceânicas de tubarões e raias). Descobrimos que, desde 1970, a abundância global de tubarões e raias oceânicas diminuiu 71% devido a um aumento de 18 vezes na pressão relativa da pesca. Este esgotamento aumentou o risco de extinção global ao ponto em que três quartos das espécies que compõem esta assembléia funcionalmente importante estão ameaçadas de extinção. Proibições estritas e limites de captura de precaução baseados na ciência são urgentemente necessários para evitar o colapso populacional, evitar a interrupção das funções ecológicas e promover a recuperação das espécies.

Outros Links

Fato científico mais importante do ano

– Todas as pesquisas relacionadas à Vacinação de Covid (sem link específico)

Uso da edição de genes para combater o envelhecimento precoce

Avanços nas pesquisas de vacina contra Esclerose Múltipla

Estudos envolvendo partícula subatômica múon desafiam o modelo padrão

Astrônomos propõem uma escala de “detecção de confiança de vida” (CoLD) para relatar evidências de vida fora da Terra

Maior descoberta do ano em Inteligência Artificial

Nova plataforma que pode suportar modelos de IA de 120 trilhões de parâmetros, mais que a quantidade de sinapses do cérebro humano

AlphaFold AI prevê as estruturas de mais de 350.000 proteínas, incluindo 98,5% das cerca de 20.000 proteínas do corpo humano

Macaco tem chips embutidos no cérebro e joga apenas com o pensamento o jogo Pong

Pesquisadores criam IA de planejamento e arquitetura de Chips que pode superar os designers humanos

Melhor episódio sobre ciência de podcasts brasileiros

Scicast 451 – Elevadores Espaciais

Naruhodo 301 – Somos tão bons em algo quanto achamos?

Dragões de Garagem 213 – Fofocas Acadêmicas

– Intervalo de Confiança 44 – Qual a melhor estratégia para vencer um jogo?

Author: Igor Alcantara

Cientista de Dados, professor e podcaster. Com mais de uma década de experiência trabalhando com dados, atualmente reside em Boston - MA com sua família e uma gata.