Variância # 127 – Falácia da Taxa Base

Imagine que você seja um técnico de um time de basquete. Faltam 2 minutos para acabar o jogo e seu time está perdendo por cinco pontos. No banco de reservas você tem dois jogadores importantes: um mais experiente, antiga estrela do time, que era sempre decisivo nos momentos mais importantes, mas que nessa temporada teve um desempenho bem abaixo do esperado. O outro, bem mais jovem, está no seu primeiro campeonato, possui um talento nato, mas nunca jogou uma decisão importante. Qual jogador você colocaria em quadra?

No episódio de hoje, Igor Alcantara traz a teoria estatística que explica por que a decisão mais óbvia nem sempre é a correta. Ela se aplica a momentos como esse e em outros como em pesquisa médica, testes de medicamentos, previsão do tempo e até nos tribunais. Fique conosco e aprenda o que é a famosa “Falácia da Taxa Base”.

Este é o Variância, um Spin-off do podcast Intervalo de Confiança, com periodicidade mensal. Este programa é mais curto e tem por objetivo trazer notícias ou curiosidades sobre algum assunto relacionado à ciência e jornalismo de dados ou sobre algum dado específico. Por ser mais curto, tanto a edição e conteúdo são mais simples e mais diretos.

A Pauta foi escrita por Tatiane do Vale. A edição foi feita por Leo Oliveira e a vitrine do episódio por Júlia Frois. A coordenação de redação é de Tatiane do Vale e a gerência de projetos de Kézia Nogueira. de As vinhetas de todos os episódios foram compostas por Rafael Chino e Leo Oliveira.

Escute Agora

Também disponível nessas plataformas:

RSS/Feed Spotify Pocket Cast Google Podcast Castbox Itunes Podcast

Ajude o Intervalo de Confiança

Quer ouvir as gravações ao vivo, ter um episódio dedicado a você, além de outras recompensas? Ajude o nosso podcast a se manter. Saiba mais através deste link.

Citado no Episódio

Author: Igor Alcantara

Cientista de Dados, professor e podcaster. Com mais de uma década de experiência trabalhando com dados, atualmente reside em Boston - MA com sua família e uma gata.