IC #03 – Nicolas Cage faz as pessoas se afogarem em piscinas?

É comum as pessoas acharem que coisas que acontecem numa sequência de tempo em uma escala semelhante estão relacionadas. Ou pior, que uma é a causa da outra. Será que vendas de margarina estão associadas ao divórcio, homeopatia funciona, mais investimento em ciência causa mais suicídios e queda nas vendas de cueca levam a crises econômicas? Entenda essas e outras correlações e como estabelecer uma relação de causa e efeito em mais esse episódio do Intervalo de Confiança.

Apresentou este episódio Nicolli Gautério; e participaram Igor Alcantara e Patrícia Balthazar. A edição foi feita por Mário Moraes e a vitrine do episódio por Diego Madeira. As vinhetas de todos os episódios foram compostas por Rafael Chino.

A transcrição deste episódio está disponível neste link. Caso queira colaborar conosco com a transcrição dos episódios, escrevendo textos, pautas ou de outras formas, entre em contato conosco.

As imagens usadas na Vitrine do episódio, com exceção da marca Intervalo de Confiança, foram extraídas do site pexels.com.

Não esqueça de ler nossos textos, disponíveis no Blog presente neste site.

Escute Agora

Também disponível nessas plataformas:

RSS/Feed Spotify Pocket Cast Google Podcast Castbox Itunes Podcast

Comentando no Episódio

Fórmula do Coeficiente de Person (Correlação). S representa o desvio padrão. Cov é a covariância. Covariância é a soma da distância de cada elemento com a média daquela variável.
Tabela que mostra a relação entre tamanho de amostra, nível de significância e valor estatístico de um teste T bilateral.
Correlação Espúria entre aparições de Nicolas Cage em filmes e pessoas que se afogam ao cair em piscinas
Correlação Espúria entre consumo médio de queijo e número de pessoas que morrem estraguladas pelo próprio lençol durante a noite
Correlação Espúria entre consumo médio de muçarela e doutorados conquistados em Engenharia Civil
Correlação Espúria entre taxa de divórcios no estado do Maine e o consumo médio de Margarina
Correlação Espúria entre carros japoneses vendidos nos EUA e suicídios por batidas de carro
Correlação Espúria entre doutorados em Matemática conquistados e urânio roubado em usinas nucleares nos Estados Unidos
Correlação Espúria entre gastos dos EUA em ciência, espaço e tecnologia com suicídios por enforcamento, estrangulamento e sufocamento

Link da matéria da revista Plant Project: http://plantproject.com.br/novo/2018/03/os-agrotoxicos-nao-vao-matar-voce/

Recados

Fundamentos de Ciência de Dados em Python

Se você quer aprender mais sobre Ciência e Dados, incluindo estatística e Machine Learning, acesse o site do Igor Alcantara e conheça alguns dos seus cursos. Dentre esses, há o curso Fundamentos de Ciência de Dados em Python pela plataforma Udemy.

A Patrícia Balthazar e seus coelhos podem ser encontrados no Instagram @sakuraeeddy.

A Nicolli pode ser encontrada no Polimorfia e no podcast É Pau, É Pedra, o maior podcast colaborativo do Brasil. Para contratar os serviços da Nicolli em edição de podcasts, envie um e-mail para nicollibg@gmail.com.